Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

COMO RELAXAR O CABELO SEM PERDER OS CACHOS COM X-TENSO


Relaxar sem perder os cachos
Antes e depois do relaxamento com X-Tenso

Como expliquei anteriormente, relaxei meu cabelo crespo tipo 3C/4A após 4 anos de cabelo natural.

Caso não tenha lido clique em:

Como Relaxar o Cabelo Sem Perder os Cachos - 1º Tentativa.

O tempo passou, o cabelo cresceu e estava chegando a hora de fazer novamente o relaxamento. 
E agora? Como iria fazer? Não queria mais ir a nenhum salão e quer saber: Resolvi fazer o relaxamento eu mesma em casa.

A base do relaxamento já estava definida: O Tioglicolato de Amônia.

Porque o Tioglicolato?

O Tioglicolato foi a base do alinhamento que eu tinha feito meses atrás no salão. Então não poderia mudar, uma vez que essa base não é compatível com nenhuma outra química limpa ( hidróxidos de cálcio, de sódio, de lítio e guanidina).
E o Tioglicolato tem a facilidade de não ter que fazer misturas com líquido ativador, é só passar diretamente o creme relaxante nos fios, neutralizar e pronto.
Após muitas pesquisas, o escolhido foi o X-TENSO como meu creme relaxante.

Creme relaxant x- tenso e suas forças
Creme Relaxante X-tenso e suas forças

Esse relaxamento possui várias forças:

- Sensibilizados e/ou com mechas
- Naturais
- Naturais resistentes
- Coloridos

O meu escolhido foi o da bolinha vermelha (ou rosa claro?) que é a força "Cabelos Naturais".

Antes do Relaxamento...

Como eu mantenho um cronograma capilar muito certinho, fiz apenas um procedimento de pré química com o Rigen e Real Cream. Esse combo é excelente para abaixar o ph dos fios. Dois dias antes do relaxamento, fiz o tratamento com o Rigen e Real cream e fiz uma escova em meus fios só para facilitar o manuseio do relaxamento.

Importante dizer que não fiz esse relaxamento conforme a Instrução de Uso, pois em meu cabelo não ficou legal fazendo do jeito que manda na instrução, ficou super ressecado. Preferi fazer no cabelo sujo e seco.

Também fiz vários testes de mecha para identificar melhor o tempo que eu deixaria o X-TENSO nos fios e decidi deixar 35 minutos.
Fiz a parte de trás em um dia e a parte da frente em outro para o procedimento não ficar muito cansativo. Pedi ajuda para relaxar a parte de trás para andar mais rápido.

Muito cuidado com esse procedimento! Faça sempre o teste de mecha uma semana antes de realizar a transformação e observe os resultados!!!

hair food
Logo antes de começar a aplicação do produto, protegi toda a parte que não iria receber o relaxamento. Para isso usei óleo vegetal e por cima um produto chamado Hair Food, que é uma cera a base de vaselina super densa e ótima para esse fim.



Então vamos ao que interessa:

O PASSO A PASSO

       1- Dividi o cabelo em 4 mechas atrás e prendi com piranhas.
Deixei a parte da frente bem presa para não incomodar. Passei um protetor nas partes que já estavam relaxadas para protege-las. Para isso usei o Hair Food.

       2- Apliquei o creme relaxante com pente fino em mechas bem pequenas. Pequei a primeira mecha e fui dividindo em mechas fininhas para o relaxamento   pegar em todos os fios. Não economizei na quantidade de produto.

        3 - Fiz isso em toda parte de trás. Para aplicar em toda a parte de trás, demorei menos que  5 minutos (mas tive ajuda).

       4 - Logo ao acabar de aplicar o relaxamento, voltei desde a primeira mecha e penteei com pente fino deixando os fios bem alinhados.

        5 - Depois só trabalhei com as mãos, não usei mais o pente. Deixei os fios bem untados com relaxante e passando as mãos por cada mecha deixando o cabelo bem grudadinho na raíz. Passe a mão com bastante carinho para manter os fios bem alinhados mas sem danificar, ok?

       6 - Deixe pausar por alguns minutos.

      7 - Depois de uns 10 a 15 minutos, borrife água em todo cabelo. Não deixe o relaxamento secar nos fios. Esse passo é muito importante. Se o relaxamento secar em seus fios, provavelmente seu cabelo irá quebrar. Borrife água e vá passando as mãos em cada mecha deixando o cabelo grudadinho na raíz (tipo quando a gente quer diminuir o volume do cabelo com creme, sabe?). Se após alguns minutos você sentir necessidade de borrifar mais água faça isso. O cabelo tem que ficar molinho, ok?

    8 - Após o tempo necessário, retire o produto com água morna.
 Para retirar, entrei debaixo do chuveiro com a agua morna, não quente. Deixe a água ir escorrendo pelos fios e vá passando os dedos pelas mechas com muito carinho e delicadeza. Não esfregue  os fios. Enxague por pelo menos 5 minutos.

     9 - Hora de Neutralizar
O neutralizante é que vai fixar a nova forma do cabelo, ok? Retire o excesso de umidade dos fios somente pressionando com uma toalha, não esfregue. Aplique o neutralizante mecha a mecha em todo o cabelo, deixando os fios o mais alinhado possível. Se precisar passe o pente fino em cada mecha com muita delicadeza só para realinhá-los. Aguarde 10 minutos e passe novamente o neutralizante por todo cabelo. Aguarde mais 10 minutos e retire com água morna enxaguando por pelo menos 5 minutos e sem esfregar os fios, somente vá passando os dedos pelas mechas.

   10 - Restabelecendo o PH
Todas as vezes que é realizado um procedimento químico com químicas limpas ou tintura, o cabelo fica com o Ph muito alto e isso o deixa ressecado e sem brilho. Então logo após retirar o neutralizante, use o combo Rigen e Real cream ou outro reconstrutor com Ph baixo. Deixe agir por 15 minutos e retire com água fria. Finalize com seu leave in preferido e óleos vegetais.

Durante as próximas duas semanas, faça pelo menos: 2 Hidratações  – 1 Umectação – Uma Reconstrução – Uma estabilização de PH em cada semana.





Cabelo Crespo antes do relaxamento com X-Tenso
 


Fios relaxados e com cachos com x-Tenso
Fios relaxados e com cachos com X-Tenso


É assim que solto os cachos dos meus fios.
Adorei a experiência de relaxar sem perder o encaracolado.
Acho que consegui reunir o melhor dos dois mundos!!!

O que acharam do passo a passo? Ficou bem explicadinho? Qualquer dúvida deixe nos comentários, ok?

Até a próxima!

21 comentários:

  1. Parabéns pela postagem! A primeira que vejo completa sobre o X-tenso mostrando resultados reais! Seu cabelo ficou enorme hein?! To até imaginando o tamanho que o meu vai ficar! Beeijão
    Bárbara Dutra

    ResponderExcluir
  2. Olá Bárbara! Muito obrigada pelo elogio! Fico feliz em saber que a postagem foi completa pois essa era minha intenção, mostrar realmente como faço o relaxamento nos meus fios!
    Você vai relaxar o cabelo? Tome muito cuidado, viu? Deixe menos tempo para não ficar esticado,é melhor assim do que alisar demais, ok?
    Abraços e volte sempre!
    Renata.

    ResponderExcluir
  3. Seu cabelo encolhe com o passar dos dias? Em um mês o meu encolheu bastante.

    ResponderExcluir
  4. Seu cabelo encolhe com o passar dos dias? Em um mês o meu encolheu bastante.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marta! Tudo bem? O meu cabelo volta a encolher um pouco, sim, mas é bem pouco mesmo. O que você pode tentar fazer é escovar e pranchar o cabelo após o relaxamento, pois os primeiros dias após o relaxamento com esse tipo de química também podem determinar o resultado do relaxamento. Caso não funcione, deixe o creme de relaxamento mais alguns minutos no cabelo (no máximo 5 minutos) para achar o tempo necessário para desestruturação dos fios. É um pouco chatinho, mas depois que você descobrir o tempo de pausa certo, você não terá mais problemas. Outro truque é começar a relaxar onde o cabelo é mais rebelde, ok? Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Renata, será que consigo obter um efeito um pouco mais encaracolado com o mesmo produto se deixar menos tempo? Obrigada! Daniele.

    ResponderExcluir
  7. Consegue sim Daniele! Para somente soltar os cachos, a indicação é deixar apenas 20 minutos. Faça o teste de mecha para saber o tempo ideal que atenda a sua necessidade. Comece o relaxamento por onde você quer que solte mais os cachos,ok? Você também pode relaxar somente partes do cabelo, onde te incomoda mais.

    ResponderExcluir
  8. Acho q vc fica mil vezes mais jovial c/ o cabelo grande (está ótima!). Achei q o cabelo curto te envelheceu. Às vezes fico namorando essa coisa de relaxamento, mas tenho o maior medo de química nos cabelos. Acabo nem fazendo. E o meu cabelo nem é crespão, é mais p/ frizado, c/ ondas (não é encaracolado)... mas acho q um efeito mais liso seria legal (porém nunca faço c/ medo do efeito da química). Bjs. Vc tem um belo rosto.

    ResponderExcluir
  9. Olá Luciana! Também achei que fico melhor com o cabelo relaxado. Cheguei a conclusão que o cabelo natural não combina comigo, além de dar muito trabalho, ficava sempre insatisfeita. Realmente a química deixa os fios mais ressecados, mas natural o meu cabelo também ficava com aspecto super ressecado (normal, pois ele é bem crespo), pelo menos, agora tenho facilidade em estilizar os fios. Muito obrigada pelos elogios, me deixou muito feliz!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Renata, uma única dúvida: o seu cabelo passou a ter cheiro forte do produto? ou se saiu, depois de quantas lavagens? Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata, uma única dúvida: o seu cabelo passou a ter cheiro forte do produto? ou se saiu, depois de quantas lavagens? Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Unknow! Meu cabelo nunca ficou com cheiro, não. Só sinto cheiro na hora que estou aplicando o produto. Depois de lavado, neutralizado e tratado fica com zero cheiro de relaxamento.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. oi! vc ainda atualiza o site? achei muito bom. gostei do seu corte, acho q vou me inspirar nele para fazer o meu.
    tb uso o cabelos naturais e sempre deixo menos tempo do q o inicado, primeiro deixei 10, na segunda vez q relaxei deixei 15. pq estou em transição do natural para o relaxado (tb cansei do visual afro rs). mas agora em janeiro pretendo deixar os 20 minutos q indicam na bula. será q é pouco? meu cabelo é mais crespo q o seu. meu objetivo tb é soltar, nao quero deixar liso.
    abraços e obrigada pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!
      Infelizmente, por problemas pessoais, não atualizo mais o site. Gostaria de fazer uma Última Postagem, mas ainda não foi possível.
      Olha, o tempo que você vai deixar o relaxamento nos fios é só testando mesmo. 20 minutos para o meu cabelo é pouco, eu deixo 30 minutos mas meus fios são muito difíceis de relaxar, então indico que você vá com calma para depois não se arrepender. Deixe 20 minutos e se ainda não ficar satisfeita aumente 5 minutos e assim sucessivamente até achar o ponto ideal que você goste. É melhor fazer assim do que ficar com o cabelo esticado e sem possibilidade de volta. Não se esqueça de hidratar muito, usar shampoo sem sulfatos e de vez em quando estabilizar o Ph dos fios com limão, que é ótimo

      Tudo de bom para você e me coloco à disposição para qualquer dúvidas, ok?
      Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  14. Oii Renata, bom dia!
    Quero usar algo para descer meus cachos (uso cabelo black) mas sinto medo de acabar alisando... o X-Tenso vai me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, tudo bem?
      Tem o risco de alisar sim, se o creme relaxante ficar muito tempo nos fios. Por isso o teste de mechas é tão importante. Hoje em dia, na parte de trás do meu cabelo, onde eu quero relaxar menos eu passo o alisante somente com as mãos e não penteio as mechas, assim os cachos permanecem. Faça o teste de mecha e veja como seu cabelo irá ficar, faça o teste em três lugares diferentes: na nuca, no alto da cabeça e na frente deixe 15 minutos e observe se o resultado te agrada. Depois volta aqui e conta pra gente, ok?

      Excluir
  15. Oi, Renata!
    Eu faço o mesmo que vc, protejo a parte com oleo e creme para nao afetar a parte que nao vai ser relaxada. Porém, eu acrescento um creme da próprua linha do xtendo e uma tampinha de bepantol ao relaxante. Ele relaxa de maneira suave e não resseca. Mas, gosteu muito do seu post. Bj

    ResponderExcluir
  16. Ola! Voce é de Bh?
    Poderia me dizer onde achou esse relaxante?

    ResponderExcluir
  17. ÓTIMO http://www.maesabetudo.com.br/meditar-transforma/#como-fazer-parte-meditar-transforma

    ResponderExcluir
  18. Olá Renata, você continua usando aquela técnica de alinhamento capilar, 70% de creme e 30% de alisante? Ou você acha melhor aplicar somente o alisante mesmo? Tem o mesmo efeito?

    ResponderExcluir