Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

5-Corte para cabelo crespo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cabelo crespo tem várias opções de corte. O mais famoso entretanto é o corte em camadas, que distribui o volume dos cabelos por toda a sua extensão, criando um visual mais harmonioso e dando movimento aos fios. E com muitas variações: Longos com ou sem franja, muitas camadas que emolduram o rosto, poucas camadas apenas nas pontas para dar balanço, chanel, as opções são várias.

Corte em camadas de Ana Paula Arósio e Cris Vianna
Corte em camadas para cabelos médios

As camadas em cabelos curtos distribuem o volume e ficam cheios de charme

O corte desconectado, que são camadas irregulares também fica muito bem nos cabelos crespos.

Corte desconectado de Taís Araújo e Sheron Menezes

 Até mesmo os geométricos ficam lindos e ao mesmo tempo modernos.

O corte geométrico de Juliana Alves

Segundo profissionais da área o ideal é que o corte seja feito com o cabelo seco para não se ter surpresas desagradáveis quanto ao tamanho desejado, cortado mecha a mecha para se ter total controle sobre o resultado final.
Infelizmente não é fácil encontrar um profissional que seja especializado em cabelos crespos.
Robson Trindade e Almiro Nunes são famosos em São Paulo. No Rio de Janeiro e Vitória tem o salão Beleza Natural mas e no resto do Brasil? Em Belo Horizonte por exemplo, não se consegue achar o profissional com essa especialização, por isso hoje eu corto meu próprio cabelo. 

“Robson Trindade afirma que o primeiro passo para cuidar do cabelo enrolado é fazer um estudo da estrutura e ver como os fios querem ser tratados. Para ele, um dos piores erros é desfiar. “Esse tipo de corte só deixa o cabelo mais frisado, fica incontrolável”. E ensina que o ideal é cortar o cabelo cacho por cacho, extremidade por extremidade.”


Alguns pecados que devemos evitar ao cortar:


- Fuja do corte reto que deixa o cabelo armado e sem graça dando aspecto de triângulo invertido.
- Evite repicar ou desfiar o cabelo pois contribui com o aumento de frizz (falo por experiência própria)
- O cabelo crespo deve ser cortado com tesoura, evite navalhas etc.


O Beleza Natural, que é um salão especializado em cabelos afros, tem um book de cortes muito interessante para acessá-lo clique em Catálogo de cortes .


Duas dicas:

Não tenha vergonha de levar para o cabelereiro fotos do corte que você quer e caso não se sinta segura, não corte o cabelo, procure outro profissional, porque depois que o corte for feito leva meses para você voltar a ficar feliz com suas madeixas.


Outra boa opção é quando você vir algum corte que te agrade em uma desconhecida, pergunte onde ela corta o cabelo, aproveite para elogiar o cabelo dela, com certeza ela irá lhe dar a informação com a maior alegria!!!


E este é o meu corte de cabelo atual: Em camadas curtas.


Até o próximo artigo.

3 comentários:

  1. Adorei suas dicas querida. Tenho cabelo crespo e sempre o alisei a procura de praticidade mas agora resolvi assumi-lo pqe acho lindo os cachinhos mas acho que vai demorar muito até que eu alcance o resultado que desejo. Então queria que voce me desse uma dica, devo esperar crescer e ir cortando a parte alisada ou existe alguma coisa que posso fazer com ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana! Que bom você vai assumir seus cachos! No começo é meio difícil, mas depois que você aprender do que seu cabelo mais gosta é muito recompensador! Bem, quanto a você cortar a parte alisada, isso depende de muitos fatores:
      - A textura do seu cabelo, se é um cacheado mais fácil de lidar que você poderá fazer escova e mudar o estilo quando você tiver vontade ou é mais para crespo, volumoso. Você gosta de volume no cabelo?
      - Você tem paciência para cuidar bastante do cabelo, pois o natural curto dá um pouquinho mais de trabalho.
      - Se você ama cabelo comprido, eu não indico o corte muito curto, pois sua auto estima pode descer ladeira abaixo (aconteceu comigo!).
      Se esse for seu caso, indico duas opções:
      1º Aposte em estilizações como twist out ou bantu knot, eu utilizei por um bom tempo fazer tranças no cabelo lavado e quase seco e colocar rolinho na ponta, ficava lindo! Em breve postarei essas técnicas mas se você der um google irá achar muita coisa à respeito.
      2º Se você gostar de cabelo mais comportado, converse com sua cabelereira e peça um relaxamento que deixe seu cabelo mais cacheado, dá para conseguir cachos muito bonitos mesmo relaxando o cabelo, aí a transição fica mais tranquila pq você saíra de um cabelo relaxado estirado para o relaxado cacheado e depois para o natural. Esta foi minha opção e achei mais tranquilo ir acostumando aos poucos com o novo cabelo!
      Farei em breve uma postagem mais completa sobre esse assunto, ok?
      E sempre que precisar estou à disposiçao!
      Um grande abraço! E continue firme!!!

      Excluir
  2. Oi Renata...tenho o cabelo na cintura,mas estou insatisfeita pq ha muito tempo não corto pois não acho nenhum salão que me passe confiança em corte de cabelo cacheado...parece que todos os profissionais só sabem lidar com cabelos lisos.
    vou a um salão perguntar sobre o corte que fica bom a única coisa que ouço é...Faz uma progressiva que vai ficar bom...que saco...eu amo meus cachos.
    Voce acha que se eu cortar em camadas a partir do ombro vai ficar bom?
    Obrigado...bjsssss

    ResponderExcluir